De Garibaldi na tradicional região produtora da Serra Gaúcha, em altitudes de 350 a 700 m, e da nova região de Encruzilhada, em altitudes de 300 a 400 m, vêm as uvas que compõem a Chandon Réserve Brut. Selecionamos as microrregiões de clima ameno, dias não muito quentes e noites frescas, solos bem drenados, capazes de eliminar rapidamente os excessos de água das chuvas. Estas condições permitem obter uvas de alta qualidade, sãs, maduras, apresentando bons teores de acidez natural e aromas delicados, características essenciais para elaborar espumantes de classe mundial.
Clima subtropical.
Regiões serranas do Rio Grande do Sul.
Microrregiões de clima fresco e solos drenantes.
Vinhedos conduzidos em espaldeira.
Viticultura sustentável.
A safra vai de janeiro até fevereiro. As uvas colhidas à mão são cuidadosamente levadas até a adega.
Logo são suavemente prensadas e os sucos obtidos, após clarificação, entram em fermentação alcóolica , para obter os vinhos base.
De abril a junho, enólogos preparam o assemblage a partir de vinhos base de várias safras e variedades de acordo com o estilo desejado.
Durante quatro meses, a segunda fermentação e o amadurecimento acontecem em tanques fechados, sob agitação permanente e temperatura controlada.
Na sequência, o espumante
é filtrado e recebe licor de expedição. Em seguida, é engarrafado e rotulado. Depois de descansar por alguns meses parte para o mercado.
Sobre o Produto
Elaborada a partir do clássico "assemblage" de três variedades da Serra Gaúcha: Riesling Itálico, Chardonnay e Pinot Noir.
Para pequenas ou grandes conquistas que brindam a vida. Do ano que chega às datas comemorativas.
Sobre o Espumante Chandon Réserve Brut
- Tipo: Brut com 10 g/l de açúcar
- Varietal: Riesling Itálico (35%), Pinot Noir, (35%)Chardonnay (30%)
- Grad. Álcool.: 11,8%
- Paladar: Fresco, equilibrado, média persistência e confirma as notas de frutas cítricas e secas.
- Olfato: Frutas cítricas, flores brancas, frutas secas e delicado aroma de pão fresco.
- Visão: Amarelo claro com reflexos dourados.
- Terroir: Garibaldi - Brasil
- Temperatura de Consumo: entre 6º e 9ºC
- Harmonização: Ostras frescas, saladas verdes, sushis e sashimis, queijos leves, carne branca e simplesmente evitar doçura, carne vermelha e sabores fortes.
Sobre a Chandon – Grupo LVMH
Em 1973 a Chandon do Brasil foi inaugurada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Hoje, a empresa é líder absoluta no segmento de vinhos espumantes naturais de luxo e além de ter motivos de sobra para celebrar por aqui, a Chandon também é elaborada na Argentina, Califórnia, Austrália, Índia e China.
O grupo LVMH – Louis Vuitton Moët Hennessy - o maior conglomerado de produtos de luxo do mundo, do qual a Chandon faz parte, nasceu em 1987, resultado da união dos grupos franceses Louis Vuitton (fundado em 1854) e Moët Hennessy (procedente do champagne Moët & Chandon, fundado em 1743, e do Cognac Hennessy, de 1765). Com a união, passaram a pertencer a um só grupo os champagnes Dom Pérignon, Krug, Moët & Chandon, Veuve Clicquot, dentre outros nomes fortes do segmento de bebidas de luxo.
O Perfeito Terroir
Uvas de qualidade são imprescindíveis para um bom vinho espumante natural. Elas só nascem com todo o esplendor em solo e climas favoráveis como em Garibaldi, uma pequena cidade do Sul do país, na qual está localizado o vinhedo, conhecida por suas uvas e pelo alto potencial para a elaboração de vinhos espumantes de qualidade.
Por que essa região é boa para a elaboração dos espumantes?
O microclima local, temperado e de noites frescas, possibilita a lenta maturação e desenvolvimento de bons níveis de açúcar e de acidez da fruta. Essas são características que, mais tarde, darão origem à fineza aromática e ao frescor do produto.
O Vinhedo
A uva é a alma do espumante. Por esta razão, a chandon tira o máximo proveito de sua experiência e sua técnica para obter os melhores frutos. Em nossos vinhedos, são cultivadas variedades nobres das cepas chardonnay e pinot noir, mudas importadas da frança, e também o riesling itálico, já cultivado na região, que foi melhorado e incorporado aos assemblages.
A Arte Do Assemblage
O assemblage tem como significado a harmonização de diversos vinhos de uma mesma região, geralmente de diferentes safras e variedades de uvas. Aqui temos um dos segredos da chandon: o desafio de reunir o melhor de cada amostra e obter um conjunto de qualidade superior a dos vinhos individualmente. Sendo assim, o assemblage nada mais é que uma combinação de ciência e arte e não apenas de técnica.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade